Tabela periódica
Patamar Tabela Periódica
O Patamar Tabela Periódica é um espaço no Departamento de Química da UFSCar (coordenadas: 21°59’2"S 47°52’55"O) criado como parte das comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica – AITP (link externo), tanto que ele está inserido no mapa mundial de eventos do AITP. Duas tabelas periódicas de formato alternativo estão em exposição permanente no Patamar Tabela Periódica – foto abaixo. A primeira delas, a Tabela em espiral, tem dimensão de cerca de 3,4 m x 2,5 m. A outra, com dimensão de cerca de 3,7 m x 1,3 m, é a Tabela em formato longo (32 colunas), nas mesmas cores da Tabela em espiral. Ambas as tabelas foram impressas em alta definição em papel adesivo e afixadas em painéis de MDF. Elas são iluminadas por lâmpadas de LED adequadas para realçar, mas não distorcer, as cores que distinguem os diferentes elementos químicos.
O Patamar Tabela Periódica foi concebido por um dos docentes do DQ–UFSCar, o Prof. Romeu C. Rocha-Filho. Uma reportagem (link externo) sobre a concepção do Patamar Tabela Periódica e sua inauguração em 15 de outubro de 2019, Dia do Professor, foi produzida pelo Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI). Uma outra reportagem com cobertura sobre o Patamar Tabela Periódica foi produzida pela TV Record.
A criação do Patamar Tabela Periódica foi apoiada pelo Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ (link externo) e pelos seguintes grupos de pesquisa do DQ: Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF (link externo); Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) (link externo); Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem (link externo); Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Controle Biorracional de Insetos Pragas (CBIP (link externo); Laboratório de Química Bio-Orgânica (LQBO (link externo); Laboratório de Pesquisas em Eletroquímica (LaPE (link externo); e Núcleo de Pesquisa em Cromatografia Separare (link externo).
Tabela em Espiral
A Tabela em espiral (mostrada abaixa) é uma versão fiel, mas atualizada e traduzida para o Português, de uma tabela concebida em 1975 pelo inventor das resinas de silicone, o químico americano James Franklin Hyde (link externo). Ele divulgou esta tabela por meio de um artigo (.pdf, 1.62 mb) no número de setembro de 1976 da revista de divulgação Chemistry, publicada pela ACS e extinta em 1979. Na época, um pôster da tabela foi enviado pela empresa Dow Chemical aos leitores que o solicitaram (essa empresa foi fundada para desenvolver e comercializar as resinas de silicone inventadas por Hyde). Em 2016, a tabela foi fielmente digitalizada em alta resolução pelo artista Jeremy Sachs (link externo) e disponibilizada em uma página da Wikipedia (Link externo) o que facilitou a edição da versão ora exposta no Patamar Tabela Periódica, realizada por Nerilso G. Bocchi.
Hyde adotou o formato em espiral para a tabela porque esse permite colocar os elementos em sequência crescente de número atômico sem quaisquer descontinuidades, ao contrário do que ocorre no caso da tabela no formato tradicional (18 colunas), que apresenta as descontinuidades para os actinídios e os lantanídios.
A Tabela em espiral contém as seguintes informações para cada elemento, sempre que pertinente: número atômico, peso atômico padrão, nome e símbolo, estado(s) de oxidação, raio atômico relativo e configuração dos orbitais dos elétrons de valência, além da numeração dos grupos dos blocos s, p e d de acordo com a IUPAC. As cores indicam o caráter ácido (vermelho) ou básico (azul) relativo de compostos tais como óxidos ou hidretos dos elementos. Cores mais fortes à medida que os elementos se afastam do centro indicam um crescente caráter metálico. Outros detalhes podem ser vistos no artigo (.pdf, 1.62 mb) de Hyde sobre a tabela.
Tabela em formato longo
A Tabela em formato longo (mostrada abaixa) é a tabela periódica de 32 colunas, cujo formato, similarmente ao da Tabela em espiral, também permite colocar os elementos em sequência crescente de número atômico sem quaisquer descontinuidades à medida que os períodos se sucedem. Esse formato foi originalmente proposto por Alfred Werner (link externo) em 1905. Nele, os elementos do bloco f (actinídios e lantanídios) estão naturalmente inseridos entre os dos blocos s e d, tornando mais fácil perceber as relações entre eles. Ao usar as mesmas cores que estão na Tabela em espiral para cada um dos elementos, vislumbrou-se ter a Tabela em formato longo como gêmea, de certo modo, da Tabela em espiral.
A Tabela em formato longo contém menos informações que a Tabela em espiral, restringindo-se ao número atômico, peso atômico padrão (se pertinente), símbolo e nome de cada elemento, além da numeração dos grupos dos blocos s, p e d de acordo com a IUPAC. O design da Tabela em formato longo foi feito por Nerilso G. Bocchi.
Visitas
O Patamar Tabela Periódica é um espaço aberto ao público em geral. Ele pode ser visitado das 8:00 às 22:00, nos dias de funcionamento normal da UFSCar.
Visitas por grupos de interessados, em especial alunos do Ensino Básico, podem ser realizadas com o apoio de monitores, desde que previamente agendadas, o que é fortemente recomendado. O agendamento dessas visitas pode ser feito enviando um e-mail para tabelaperiodica@ufscar.br especificando data e horário pretendidos, número de alunos e ano escolar que cursam, nome e município de localização da escola.