Perfil

Perfil - Licenciatura em Química

A Licenciatura em Química Noturno é um curso em regime seriado e tem duração prevista para 05 (cinco) anos, ou (10) dez semestres, e máxima de (9) nove anos, ou (18) dezoito semestres letivos. O Curso de Licenciatura em Química habilita o aluno a atuar como professor nos ensinos Fundamental, Médio e Superior. O Licenciado em Química pode também exercer a docência nas Instituições de Ensino Superior, seguindo a carreira universitária e desenvolvendo todas as atividades a ela concernentes; bem como ter registro junto ao Conselho Regional de Química, desde que respeitadas algumas exigências curriculares específicas. Além disso, no magistério, o Licenciado em Química encontrará um dos maiores mercados de trabalho do país.

O Perfil do Licenciado em Química

A área principal de atuação profissional do Licenciado em Química é a docência na educação básica, nas séries finais do ensino fundamental e em todo o ensino médio. No entanto, deve-se considerar que o Curso de Licenciatura em Química, por oferecer uma sólida formação em conhecimentos da Ciência Química e de ciências correlatas, irá preparar profissionais capazes de atuar em diferentes segmentos do mercado de trabalho. Nesse sentido, o Licenciado em Química deverá ser capaz de: 

  • Atuar no ensino não formal, até agora pouco explorado, como ensino à distância, educação especial (ensino de Química para portadores de necessidades especiais), centros e museus de ciências e divulgação científica;
  • Continuar sua formação acadêmica ingressando, preferencialmente, na Pós-Graduação nas áreas de Ensino de Química, Educação, Divulgação Científica, ou qualquer das subáreas da Química;
  • Produzir conhecimentos relevantes para a área de Ensino de Química;
  • Ministrar disciplinas de Química em Instituições de Ensino Superior.;
  • Desenvolver metodologias e materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando e avaliando seus objetivos educacionais;
  • Articular as atividades de ensino de Química na organização, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola;
  • Manter atualizada sua cultura geral, científica e pedagógica, assim como seu conhecimento técnico específico;
  • Dominar habilidades básicas de comunicação e cooperação;
  • Atuar profissionalmente com base nos princípios da reflexão sobre sua atuação, da pesquisa como meio de interpretar os problemas especialmente ligados ao processo ensino/aprendizagem e da ética, como base da formação para a cidadania de seus alunos.