Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Depoimentos

Depoimentos

Junia Motta Pereira.jpgJunia Motta Pereira

Formou-se no Bacharelado em Química em 2003 e concluiu o mestrado em Química Orgânica no PPGQ - UFSCar em 2007. Atualmente faz doutorado no Instituto de Macromoléculas e Interfaces, na Virginia Tech em Blacksburg, Virgínia, EUA. Fui aluna de graduação e mestrado no departamento de química da UFSCar.

“O curso de Química da UFSCar é excelente, e eu gostaria de enfatizar alguns pontos que hoje percebo que foram extremamente importantes na minha formação e também em abrir novas possibilidades.
A oportunidade de fazer iniciação científica durante a graduação foi um fator decisivo na minha formação.

O Departamento de Química tem laboratórios excelentes, altamente equipados, onde se tem a oportunidade de aprender muita química e várias técnicas analíticas; e também a interação entre alunos/professores de diferentes grupos é muito enriquecedora, pois se aprende a colaborar, a trabalhar em grupo e fazer contatos, o que é muito importante tanto na área acadêmica quanto na indústria.

No momento estou fazendo doutorado nos Estados Unidos e com certeza esses foram fatores determinantes para que eu conseguisse essa oportunidade e também me deram estrutura para acompanhar um curso de doutorado no exterior.”

 

Francisco de Assis Marques.jpgFrancisco de Assis Marques

Graduou-se em Química (1988) e fez mestrado (1991) e doutorado (1994) em Química (com estágio sanduíche de um ano na University of British Columbia – Canadá) na UFSCar. Posteriormente fez estágio de pós-doutorado na University of California - Riverside. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná.

“Ter tido a oportunidade de estudar no Departamento de Química da UFSCar foi um privilégio. Além da qualidade do corpo docente, a vida social em São Carlos sempre foi muito intensa, fruto da boa interação entre os estudantes e seus mestres, o que, de certa forma, colaborava para o estabelecimento de um ótimo ambiente para o ensino-aprendizado. Lembro-me que, como estudantes, participávamos ativamente da organização das famosas Escolas de Verão em Química Orgânica, idealizadas e inicialmente organizadas pelo saudoso Prof. José Tércio Barbosa Ferreira.

A qualidade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão sempre foi uma característica do Departamento de Química da UFSCar. Sinto-me muito feliz por ter dado uma pequena contribuição, como membro do corpo discente , juntamente com o corpo docente e de servidores técnico-administrativos, para a construção dessa bela trajetória, que projetou o Departamento de Química da UFSCar como um dos mais respeitados a nível nacional.”

 

Joel Alvim Junior.jpgJoel Alvim Junior

É Bacharel em Química (2000), Mestre em Química (2003) e Doutor em Química (2009) pela UFSCar. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese orgânica, síntese em fase sólida e quimíca combinatória. Atualmente é pesquisador químico do laboratório farmacêutico Cristália, onde desenvolve a síntese de novas moléculas e novos processos para a produção de insumos farmacêuticos ativos.

“Meu interesse pela Química surgiu no Ensino Médio, e já nessa época a Química Orgânica era a área que eu mais gostava.
No segundo ano do curso de Bacharelado em Química na UFSCar tive a oportunidade de iniciar minha iniciação científica em Síntese Orgânica sob orientação da Prof. Arlene G. Corrêa e co-orientação do então aluno de doutorado Jardel Alves Moreira. Essa época foi muito importante para a minha formação, pois a base do conhecimento teórico e prático foi adquirida nesse período.

Realizei o mestrado e o doutorado em Síntese Orgânica sob orientação da Prof. Arlene e durante esses anos trabalhei com diversas metodologias de síntese e várias técnicas de purificação e identificação de compostos orgânicos. O desenvolvimento dos projetos de mestrado e doutorado foi possível de ser executado devido à boa estrutura dos laboratórios do DQ-UFSCar e a qualidade do corpo técnico e também dos professores.

Eu iniciei a graduação em 1997, em 2001 comecei o mestrado, em 2003 o doutorado e em 2007 comecei a trabalhar e me “desliguei” do DQ-UFSCar. Foram 10 anos de vida dentro do DQ-UFSCar, muitas coisas acontecem em 10 anos..... Sou muito grato pela oportunidade que tive e principalmente pelos amigos que ganhei e que levarei por toda a vida.”

 

Carlos Cesar Mascio.JPGCarlos Cesar Mascio

É Licenciado em Química (1995) e Mestre em Educação pela UFSCar (2009). Atualmente, é professor da Rede Pública Estadual de Ensino e atua em escolas do município de São Carlos, Estado de São Paulo. Participa de grupos de pesquisa vinculados à UFSCar, com ênfase em Educação Popular e Química Verde.

“O curso de licenciatura em Química da UFSCar foi muito completo tanto no sentido de aprofundamento das questões de Química quanto nas de Educação. A maneira como o currículo era estruturado, principalmente o número de aulas de laboratório, permitiram que eu tivesse base para desenvolver muitos experimentos em sala de aula, o que motiva grandemente os estudantes da Educação Básica.

A licenciatura em Química do DQ-UFSCar me possibilitou muitas vivências com relação às questões ambientais, como a preocupação com o descarte correto de resíduos gerados em laboratório. Um fator relevante foi a oportunidade que tive de realizar iniciação científica, que auxiliou a fortalecer a minha formação acadêmica. O trabalho de iniciação científica era voltado à avaliação e reformulação do próprio curso de formação de professores de Química.

Recomendo fortemente o curso a todos que têm a intenção de atuar como profissionais da área de Educação em Química, porque, além do seu currículo atualizado, conta com professores altamente qualificados e dedicados à formação de seus graduandos.”

 

Ricardo Castro de Oliveira.jpgRicardo Castro de Oliveira

Licenciado em Química (2006) e Mestre em Educação (2009) pela UFSCar, atualmente é doutorando do programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar.

“Sempre tive o sonho de ingressar na carreira docente. O curso de Licenciatura em Química da UFSCar possui uma equipe de profissionais competentes na área e uma estrutura que proporciona as condições necessárias para uma formação sólida em Química.

Como parte de sua estrutura, o Departamento de Química conta com um Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Química (LENAQ) que desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de Ensino de Química. Por meio desse espaço e de oportunidades criadas dentro do Grupo de Ensino, estabeleci desde o início da graduação o contato com o ambiente escolar, o qual contribuiu significativamente para a minha formação acadêmica.

É importante ressaltar que embora a ênfase do curso de Licenciatura em Química seja a formação do professor, o licenciando também pode atuar em diferentes segmentos do mercado de trabalho, assim como prosseguir seus estudos na pós-graduação. O curso de Licenciatura em Química da UFSCar proporcionou conhecimentos (específicos e pedagógicos) e oportunidades que contribuíram para a minha formação, tanto profissional quanto pessoal. Atualmente, atuo na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e vejo como é gratificante contribuir para a formação de um aluno. Agradeço a todos que colaboraram para a realização do meu sonho.”

 

André Araujo.pngAndré Araujo

É Bacharel em Química pela UFSCar (2003) e Mestre em Engenharia de Materiais (2006) pela UNESP. Tem Especialização em Comércio Exterior (2003) pela ExportManager.

“Sou co-fundador da NANOX S/A, a primeira empresa de nanotecnologia na da América Latina a ser investida por um Venture Capital e vencedora do Prêmio Finep de Inovação. Ter estudado no Departamento de Química da UFSCar foi muito importante para aguçar minha visão empreendedora e obter capacitação científica, técnica e tecnológica.

O ambiente favorece o aprimoramento das nossas capacidades e amplia a visão de futuro, abrindo muitas perspectivas para a carreira.”

Licenciatura em Química

Coordenação

Perfil

Projeto Pedagógico (2014 e 2016)

Grade Curricular (2014 e 2017)